Programa De Residência Médica Especialidade: Clínica Médica

· 3 min read
Programa De Residência Médica Especialidade: Clínica Médica

Ele é responsável pelo atendimento imediato ao paciente, que pode ser atendido em um ambiente hospitalar. Por meio da automação, os médicos fazem procedimentos commuito mais precisão e segurança,tanto no cuidado com os pacientes quanto no diagnóstico de patologias. Para montar uma clínica junto com outros profissionais ou agregar novas especialidades médicas ao atendimento, é preciso considerar os benefícios de cada ramo da Medicina.  saiba mais aqui -up tem como objetivo avaliar como está a sua saúde, confirmando se tudo continua certinho e, principalmente, diagnosticando de forma precoce alguma doença que não mostrou nenhum sintoma ainda. Ele é feito por meio de uma consulta médica e pela avaliação de exames clínicos, de imagem e laboratoriais – conforme for a necessidade.

  • A importância desse campo se dá pelo fato de ele abranger um conhecimento geral sobre o corpo humano.
  • Seu campo de atuação é extenso e abrange conhecimentos de várias áreas específicas da medicina.
  • Por isso, conseguem diagnósticos mais precisos, aumentando as chances de cura com patologias mais agressivas.
  • É aconselhado optar pela Clínica Médica quando o caso não requer urgência, se já foi diagnosticado e está em tratamento, ou se deseja prevenir doenças com histórico familiar.
  • Ergometria é a ciência que mede a quantidade de trabalho realizado pelo corpo durante um exercício físico.


As principais áreas de atuação do médico internista são a medicina interna, onde atua como diarista - fazendo visitas aos pacientes internados - ou como hospitalista, prestando um cuidado integral a eles. Pela telemedicina, é possível dar continuidade a tratamentos, fazer o check-up da saúde e o diagnóstico com indicação para exames. Agora que você já conhece todas as 114 especialidades médicas e áreas de atuação da Medicina você pode definir o caminho que pretende seguir fazendo a escolha do melhor curso preparatório para a Residência Médica. No post O que é Residência Médica e como funciona você encontra mais informações sobre as especializações médicas. Você pode gostar de ler também sobre Como escolher o melhor curso para residência médica. É fundamental frisar que a especialidade em clínica médica engloba a atenção primária, base, concentrada no nível ambulatorial, mas também a medicina interna, responsável pela visita dos pacientes internados.


Subespecialidades De Clínica Médica


É a especialidade que acompanha o desenvolvimento da criança e do adolescente desde o seu nascimento até a maioridade. Atua diretamente na prevenção e no tratamento de doenças da infância e adolescência. O clínico médico pode contribuir com o diagnóstico de diversas condições de saúde e, especialmente, em consultas que visam um check-up preventivo ou a indicação de vacinas. Nosso objetivo é oferecer atendimento de qualidade de maneira cortês, respeitosa e compassiva.

Médicos De Clinica Medica




Afinal, eles precisam entender o organismo infantil como um todo e fazem um acompanhamento completo, que engloba a nutrição, crescimento e enfermidades comuns às crianças (gripes ou outras doenças contagiosas, como a catapora). Um profissional pode exercer ambas atividades, promovendo um atendimento  mais completo a mulheres grávidas, que serão acompanhadas por um único médico durante a gravidez e no momento do parto. É nessa especialidade que encontramos especialistas nasaúde da mulher– os ginecologistas. A anamnese e a realização de exames são práticas antigas e determinantes na configuração da Medicina que conhecemos hoje. São ações presentes em diversas especialidades da atualidade, em especial, na Clínica Médica.

Podem atuar em diversas áreas, mas sempre em busca de garantir uma maior  qualidade de vida ao paciente. Especialidade que estuda e cuida da fisiologia e possíveis doenças do aparelho reprodutor feminino, a ginecologia tem como objetivo o tratamento dessas possíveis enfermidades, bem como a prevençã... Profissionais de Clínica Geral - chamados de médicos gerais ou generalistas - tratam dos pacientes de todas as idades e não lidam com doenças em condições mais simples, não complicadas.